Quadril em Ressalto (Snapping Hip)

O quadril em ressalto é caracteriado pela sensação ou audição de estalidos ou cliques durante a marcha e em certos movimentos durante a atividade diária ou a prática de exercício físico. Pode sem evidentes ao ponto ser visíveis e causarem a impressão de que algo “sai do lugar”.

Embora possa ser uma sensação desagradável, normalmente é indolor e nestes casos geralmente não necessita de tratamento especifico, mas para ter certeza você deve consultar seu ortopedista para uma avaliação adequada.

Eventualmente pode tornar-se doloroso ou esteticamente desconfortável.

Causas:

A sensação do estalo se deve geralmente devido ao atrito de um tendão contra uma proeminência óssea.

Existem dois locais mais comuns onde isto ocorre no quadril: na região do trocânter femoral, que se atrita contra a banda íliotibial – ressalto externo – ou na região medial, onde o tendão do músculo iliopsoas atrita-se contra uma proeminência óssea da pelve (iliopectínea) – ressalto interno.

Diagnóstico:

É realizado pela história e queixa do paciente e do exame físico. Quando duvidoso pode ser realizado um exame de ultrassonografia, que é um método dinâmico e pode identificar o ressalto.

Tratamento:

Como a maioria é assintomática normalmente se recomusando o ressalto. Nos casos de dor o tratamento deve ser inciado com o uso de medicamentos antiinflamatórios, relaxantes musculares e a aplicação de gelo.

Fisioterapia pode ser indicada para alongamento dos tecidos tensos que causam os estalidos. Nas raras situações onde não há melhora significativa da dor pode ser indicado tratamento cirúrgico.

Atualmente a cirurgia tradicional, aberta, vem cedendo espaço para a modalidade da artroscopia de quadril (cirurgia por vídeo), para tratamento das lesões e “release” ou soltura parcial das estruturas envolvidas.

Últimas Notícias